quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como o pensamento absolutista pôde turvar o conhecimento?

Como o preconceito e a teimosia de uma filosofia de vida absolutista e imperialista engenhosamente turvou o conhecimento?

A ilusão sobre o tempo, como prisão mental

O tempo não é linear, ou estático. A massa presente distorce o tempo. Este fenômeno depende da disposição e composição de cada corpo, e da velocidade, que incide também no próprio espaço, o gerador. O tempo não tem as engrenagens de um relógio. Mas para escravizar a sociedade para a produção em massa e favorecer o comércio, foi muito útil inventar a idéia do tempo linear, onde a invenção do relógio veio finalmente fazer valer, na prática o esquema, que prescionaria o estress, o medo de perder um compromisso, a obrigação de cumprir uma carga horária de trabalho...mesmo que nossos sentidos volta e meia insista em nos mostrar a realidade flexível do tempo, quando por exemplo nos tornamos conscientes de que o tempo passa mais rápido do que o relógio nos mostra, ainda assim não podemos nos livrar do falso tempo do relógio porque toda a sociedade e seus eventos estão presos e conectados no tempo virtual do relógio e do calendário caldeu, a primeira etapa da criação da ilusão fabricada que se preparava tão antecipadamente para a conversão na maior prisão da mente humana. E se eu acreditasse em algum tipo de prisão eficaz e alienígena, subjugando a humanidade, eu, diria que não teria uma mais óbvia, do que a manipulação do tempo. Mas para que jogar a culpa em ets, se infelizmente ou felizmente, bem sabemos do que a astúcia humana é capaz?

Márcia Zaros


"...Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário