domingo, 10 de março de 2013

Porque sou uma atéia militante

Parte I
Eu milito, antes de mais nada, por  um estado verdadeiramente laico, pois se assim ele o fosse eu não precisaria militar. Não posso como cidadã consciente que vive em um estado que se declara laico concordar com  suas infrações. Se eu não vivesse numa sociedade ainda bastante conservadora, e repressora  por ser dominada por uma maioria que se julga tutora da moralidade coletiva com base em seus dogmas religiosos, eu não precisaria escrever artigos, livros,blogs, nem participar de debates e movimentos que apóiem os argumentos do  ateísmo. Também me ocupo com todas estas questões a nível mundial, porque não me preocupo “só com o meu umbigo”. Por todos estes motivos e as justificativas abaixo, declaro que não apoio a violência obviamente, mas não escolho o silêncio por submissão nem por indiferença.  

  1-Influências das instituições religiosas no cenário político

  Capacidade postulatória das Associações Religiosas para propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal(ver PEC 99/2011)

 
2-Religião ensinada nas escolas públicas

 O uso do aparelho para ensinar religião: nas escolas o dinheiro público é investido em livros religiosos. O ensino religioso faz parte do currículo das escolas públicas, que privilegia o Cristianismo e discrimina outras religiões, assim como discrimina todos os não crentes. Em alguns estados, os professores de ensino religioso são funcionários públicos e recebem salários, configurando apoio financeiro do Estado a sociedades religiosas, que, aliás, são as credenciadoras do magistério dessa disciplina. Certas sociedades religiosas exercem pressão sobre o Congresso Nacional, dificultando a promulgação de leis no que respeita à pesquisa científica, aos direitos sexuais e reprodutivos. A chantagem religiosa não é incomum nessa área, como a ameaça de excomunhão.

 
3-Tutela da moral coletiva

Com base na “moral” religiosa discriminar . Exemplos: homosexuais,  ateus,etc. Interferir nos assuntos científicos(ex.células tronco), na questão do aborto .  Símbolos religiosos nas repartições públicas, inclusive nos tribunais.

4-Privilégios

     As sociedades religiosas não pagam impostos (renda, IPTU, ISS, etc) e recebem subsídios financeiros para suas instituições de ensino e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário