sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tecnologia dos arquétipos na religião

As vezes me ponho a perguntar, se foi o marketing que favoreceu o mundo da fé, ou se foi esse mundo quem ensinou o marketing ao comércio. E vai, que a religião organizada, tenha sido mesmo, uma invenção de mercadores antigos.


No mundo virtual do cristianismo, por exemplo, o diabo é um personagem da maior importância. Deus é descrito como absolutamente bom, sábio e poderoso; e, se não fosse contra-balanceado pelo diabo, seria impossível conceber de onde veio a imensurável maldade que predomina no mundo se não há um diabo para responsabilizar, e destacar Deus.

No mundo real da matéria, a Pepsi também é um personagem da maior importância. Um concorrente que existe para ser o contra-balanço, que permite ao consumidor comprovar a hegemonia da Coca-cola. Por isso a coca não mata a pespsi. Nem Deus o diabo.

Essa é a verdadeira sabedoria(chave)da Bíblia: apresentar textos com estórias e mitos como pano de fundo( e fazem pouco sentido à razão) está apelando para o subconsciente se utilizando de arquétipos para doutrinar(programação subliminar). E é por isso que são tão recomendadas as repetitivas e exaustivas leituras e pregação da palavra(programando uns aos outros). Uma vez que os textos(Arquétipos) foram bem gravados, a igreja, religião ou sacerdote, aciona os gatilhos, construindo fiéis(causando dependência), dispostos a defenderem com suas vidas, a sua crença, como perigosos soldados, que matarão seus irmãos, ou sacrificarão seus filhos, se assim lhes ordenarem.

Márcia Zaros- 2010

Um comentário:

  1. Márcia, antes de tudo...obrigado pela visita ao nosso espaço, e por dedicar algum tempo ao comentário.

    Achei bem interessante a proposta a qual você resolveu se entregar, certamente é um campo difícil, porém frutífero. Me informe caso você tenha algum progresso significativo nesta pesquisa, seria uma grande gentileza. Nesse interim, estou adicionando o seu blog, que me pareceu bastante interessante, nos meus RSS Feeds.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir