sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Astrologia e religiões neo-pagãs(New Age)

Hoje inauguro esse tema com a astrologia após uma discusão com um amigo que se  diz ateu mas acredita piamente na astrologia. Fiquei tão perplexa quando ele me revelou seu modo estranho de pensar que isso me levou a pesquisar mais sobre o assunto e a escrever  esta resposta por e-amil a ele e que também serviu em uma outra discução com outro amigo mais ou menos na mesma posição.

Parte I


Basicamente, dizer que a astrologia funciona quer dizer que há muitos consumidores satisfeitos. Não significa que seja precisa na predição do comportamento humano ou de eventos num grau significativamente maior que o da pura sorte(acaso). O principal apoio a esse argumento aparece na forma de relatos e testemunhos como fazem também os religiosos. Há muitos clientes satisfeitos que acreditam que os horóscopos os descrevem com precisão, e que os astrólogos lhes deram bons conselhos. Bons astrólogos dão bons conselhos, mas isso não valida a astrologia. Vários estudos mostraram que as pessoas usam o pensamento seletivo para fazer com que qualquer carta astrológica que apresentarem a elas se encaixe em suas idéias preconcebidas sobre si mesmas. Muitas das afirmações que são feitas a respeito de signos e personalidades são vagas, e se encaixariam em muitas pessoas de diferentes signos. Até mesmo astrólogos profissionais, a maioria dos quais despreza a Astrologia de Signos Solares, não é capaz de escolher uma leitura de horóscopo correta num índice de acertos maior que o esperado pelo acaso. Mesmo assim, a astrologia continua mantendo a popularidade, apesar de não haver um mínimo de comprovação científica a seu favor. Será possível que eu seja quem sou devido à posição dos planetas, estrelas, luas, cometas, asteróides, quasares, buracos negros, etc., no momento do meu nascimento ou  a soma do DNA dos meus antepassados, com as condições do meio em que vivo  e as  emoções e idéias com base  na minha  experiência de vida?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário